No products in the cart.
Afinal, Extintor Veicular é obrigatório ou não?
Tempo de leitura: 2 minutos
A Lei de Obrigatoriedade dos Extintores em veículos, mudou já há algum tempo, mas a dúvida ainda permeia muitos motoristas. Para que fique claro esta questão, leia nosso artigo a seguir.
Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo
O Extintor Veicular deixou de ser obrigatório desde 2015, porém, caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros precisa portar o equipamento de segurança.
Apesar da lei não exigir mais o Extintor, vários especialistas dos setores de prevenção e automobilístico, acreditam que seu uso é de extrema importância para garantir mais segurança para passageiros de todo e qualquer veículo.
Vamos falar mais deste assunto nos próximos tópicos.
- A importância do Extintor Veicular
- Quem mais recomenda seu uso?
- Os tipos de Extintores Veiculares
- Ter um Extintor vencido no carro
- Extintor Veicular na Hidrauaço
A importância do Extintor Veicular
A importância de o carro portar um Extintor é equivalente ao uso do cinto de segurança pelos passageiros.
Mesmo não sendo obrigatório pelas Leis de Trânsito, esse equipamento deve estar presente dentro dos veículos, pois sua presença pode garantir a prevenção e combate a incidentes de grandes proporções.
Lembre-se que um carro é configurado com vários elementos favoráveis a incêndios, sejam elétricos ou não.
Quem mais recomenda seu uso?
Autoridades como Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal indicam que o Extintor de Incêndio deve estar sempre dentro dos carros.
Não é obrigatório, mas bom senso deixa claro que sua utilidade é indispensável. Não se deve usar algo apenas por ser obrigado, mas sim pelo tamanho de sua importância.
No próximo tópico falaremos quais são os modelos de Extintor indicados para veículos.
Os tipos de Extintores Veiculares
Até o fim da obrigatoriedade dos Extintores nos veículos, em 2015, o mais usado era o Tipo BC.
Além de não abranger todas as classes de incêndio que um carro pode apresentar, esse Extintor tinha uma validade curta, de apenas um ano. Por isso, quando deixou de ser obrigatório o uso do equipamento, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) passou a indicar a utilização do Extintor de Classe ABC, que tem maior cobertura de combate e cinco anos de vida útil.
Os extintores de classe ABC são capazes de combater o fogo das classes A, B e C, ou seja, além de apagar fogos em materiais sólidos, eles também apagam fogos originados de materiais elétricos energizados, como na bateria e na fiação do carro, e em líquidos inflamáveis, como combustíveis. Justamente por este motivo, muitos modelos de veículos já saem da fábrica com extintores ABC.
Ter um Extintor vencido no carro
Tome cuidado com isso, não é porque deixou de ser obrigatório que não haverá fiscalização.
Ao portar extintor irregular em veículo cujo uso é facultativo, correrá o risco de ser autuado por infração grave, com multa de R$ 195,23, além de marcar cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel até a respectiva regularização.
Extintor Veicular na Hidrauaço
Se você é do time dos motoristas precavidos e que optam por segurança, conte conosco para adquirir o melhor Extintor para seu carro.
Entre em contato com um dos nossos vendedores e garanta agora mesmo mais segurança para você, sua família e seu patrimônio.