Então é Natal, como prevenir incêndios?

Tempo de leitura: 3 minutos
large_20201209_114056_a0861357a4681cab9fc704a89c0e0a82

Home » Segurança » Então é Natal, como prevenir incêndios?

As decorações natalinas a cada temporada estão mais requintadas. Em BH, capital de Minas Gerais, as luzes de Natal estão em exposição desde o dia 02/12. Mas, com tanta beleza pode haver riscos. A seguir, vamos mostrar como material de incêndio pode tornar tudo mais seguro nas festas de fim de ano.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

Ter luzes de natal brilhando, com várias cores e designers diferentes é sempre uma grande atração entre dezembro e janeiro em todo mundo, e não é diferente aqui em BH, Minas Gerais.

Porém, a empolgação não pode ofuscar os cuidados com a segurança que são extremamente necessários no momento da montagem e manutenção dessas decorações.

Por isso, entender e saber mais sobre material de incêndio e combate às chamas pode fazer grande diferença em casos de acidentes.

Confira nosso artigo e esteja mais seguro para celebrar.

Sem sobrecarga em tomadas

Já falamos em nosso blog sobre a importância de ter muito cuidado com o uso das tomadas em casa.

Durante as festividades de final de ano, esse cuidado deve ser redobrado, pois, às vezes, na empolgação com decoração e outros equipamentos, colocamos em uma única tomada, através de T’s, muitas conexões.

Em vez disso, use linhas elétricas e com fusíveis para ligar seus aparelhos eletrônicos, como pisca piscas, enfeites, aparelhos de som, TV, jogos de luz.

Colocar tudo isso numa mesma tomada, pode parecer prático num primeiro momento, mas haverá sobrecarga elétrica naquele ponto, o que poderá ocasionar curtos e inícios de incêndios elétricos. Estes tipos de fogo são mais complexos de combater e se espalham de forma muito rápida.

Prevenir sempre será a melhor solução para sua segurança.

Atenção a velas e fogos de artificio

As velas são muito usadas nesta época do ano, deixando o ambiente mais aconchegante e combinando com a temática de Natal.

Porém, elas são extremamente perigosas, podem cair, ou serem gatilhos para incêndios de grandes proporções. Por isso, ao usa-las, sempre as deixe fora do alcance de crianças, longe de panos, tecidos, madeiras, plásticos e fios, e nunca saia do ambiente deixando uma vela acessa.

Com os fogos de artificio, os cuidados ainda são maiores.

Se é indispensável o uso desse equipamento, certifique-se de:

  • Só solta-los em lugares abertos e longe da rede elétrica;
  • Distante de pessoas e animais;
  • Siga atenciosamente as instruções de uso do produto que, geralmente dizem: “acender o pavio na ponta (nunca no meio), e se afastar; rojões e foguetes devem ser colocados na própria base (jamais acionados na mão nem escorados ou dentro de objetos que podem se mover e direcionar as bombas contra alguma pessoa); em caso de falha do dispositivo, dê um tempo razoável para recolhê-lo e, em seguida, jogue em um balde com água (Jamais tente reacender) e descarte-o.” Apenas maiores de 18 anos podem manusear fogos, e sem ter feito uso de bebidas alcoólicas.

Cuidado com as churrasqueiras

O churrasco é a escolha entre a maioria dos brasileiros no momento de comemorar, e obviamente, no Natal e Ano Novo não seria diferente. Por isso, fique atento com as dicas de segurança a seguir.

Use acendedor indicado para churrasqueira, evitando usar álcool ou gasolina para acelerar e causar a combustão. A recomendação é fazer fogo com papel e óleo de cozinha. E claro, ascenda a churrasqueira antes de começar os brindes alcoólicos!

O que fazer se começar um incêndio?

Os incêndios mais comuns nessas situações são os ocasionados por eletricidade. Nesse caso, os extintores de Classe C são os indicados para combater as chamas. Estes são os de CO2 e Fe-36, material gasoso e sem resíduos após uso.

Também é possível usar os da Classe BC ou ABC, que são de pó químico, mas sujam muito o ambiente depois de serem utilizados.

Outro tipo de incêndio comum são os que envolvem madeira e estofados, assim:

Para incêndios de classe A que envolvem a madeira, tecido e materiais sólidos, em geral (como é o caso dos sofás e das mesas de sala), tenha extintores com água pressurizada, que age resfriando e abafando o fogo, extintores de pó classe ABC ou ainda o extintor de gás halogenado Fe-36 de 5 kg.

Se houver alastramento do incêndio não espere, saia de casa com sua família e amigos e acione os Bombeiros ligando 193, imediatamente.

A Hidrauaço e as festas de fim de ano

Nós ficamos muito felizes em chegar mais um fim de ano ao lado de amigos, parceiros, fornecedores, clientes e funcionários.

Nosso maior orgulho é saber que temos os melhores produtos e serviços para garantir a segurança em qualquer momento de todos que entendem que prevenção é a melhor escolha.

Venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!

A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há mais de 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.