Placas de sinalização fazem diferença

Tempo de leitura: 2 minutos
iluminacao-de-emergencia

Home » Segurança » Placas de sinalização fazem diferença

As placas fotoluminescentes são extremamente necessárias para o combate a incêndios e para salvar vidas em casos de sinistros.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

Nas edificações prediais ou em locais públicos, é comum observamos essas placas que indicam onde estão equipamentos de combate a incêndio e também rotas de fuga caso seja necessário.

Geralmente elas têm desenhos indicadores, e não escritos, para facilitar a visualização de todas as pessoas, independentemente da idade e capacidade de leitura. Também, são fotoluminescentes para que possam ser vistas a noite ou em condições de escuridão.

Vamos entender melhor sobre essa importante ferramenta, que precisa ser certificada pelos órgãos competentes, no combate a incêndio e proteção da vida.

O que é fotoluminescência?

É a capacidade que alguns elementos da natureza possuem de refletir radiação luminosa, os fótons. Isso é possível, pois, ao serem expostos a uma fonte de luz externa, que pode ser natural ou não, esses elementos conseguem guardar energia luminosa através da excitação dos átomos que os compõem.

Sendo assim, quando há ausência de claridade, automaticamente esses elementos liberam toda a luminosidade armazenada na forma de luz visível, e fica assim, até que todo o “estoque” seja usado e os átomos voltem para seu estado natural.

As vantagens das placas sinalizadoras

O material das placas, o PVC expandido, é extremamente resistente, inclusive às chamas.

Elas são de simples instalar, já que podem ser fixadas nas paredes por fita adesiva. E o fato de não precisarem de energia elétrica contribuiu para a facilidade da instalação e reforça seu uso seguro.

Além disso, o custo das placas é baixo, garantido que as edificações estejam dentro das normas e fiquem mais seguras, utilizando um equipamento que faz toda a diferença nos momentos de emergência.

Placas sinalizadoras regulamentadas

Pelas Normas Regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, está previsto o uso obrigatório das placas sinalizadoras nas edificações.

Para que o local possa receber o certificado de funcionamento é necessário que estas placas estejam no projeto de segurança e instaladas nos lugares corretos, como indicar rotas de fuga e onde encontrar extintores e hidrantes. Além disso, é extremamente importante que as placas utilizadas sejam reconhecidas pelos órgãos regulamentadores, que fiscalizam a qualidade e eficiência dos equipamentos de combate e prevenção de incêndios.

Vale lembrar que a durabilidade da luz nessas placas é por volta de 30 horas, por isso, esse equipamento precisa ser reconhecido para se ter a tranquilidade de que ele funcionará corretamente num momento de emergência.

Confira se há certificação nas placas

Para ter certeza que o equipamento que está levando para o seu projeto é o melhor possível, siga essas sugestões de conferência:

  • Verifique se os produtos se encontram enquadrados na norma NBR 16820:2020, e se são elaboradas com materiais que não propaguem chamas;
  • As placas devem ser resistentes a ambientes internos e externos, bem como às ações do tempo como chuva, sol e vento;

Adquira placas sinalizadoras de qualidade

Na Hidrauaço você encontra todas os tipos de placas sinalizadoras dos melhores fornecedores do mercado. Certificadas, elas garantirão mais segurança ao seu projeto.

Entre contato com nossos especialistas e garanta esse investimento que faz todo a diferença para seu empreendimento.

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.