Portas Corta-Fogo, o que você sabe sobre elas?

Tempo de leitura: 4 minutos
sr_308392_large-700x340

Home » Segurança » Portas Corta-Fogo, o que você sabe sobre elas?

Sendo um dos principais equipamentos de Combate a Incêndio, as Portas Corta-Fogo nem sempre tem o destaque que merecem. Confira todos os detalhes no artigo a seguir.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

A grande importância das Portas Corta-Fogo está na sua capacidade de impedir que as chamas de um local se propaguem para outro ambiente. Além de conter o fogo, esse equipamento serve como blindagem de calor também, proporcionando assim, mais segurança para as pessoas terem uma rota de fuga no momento da emergência.

Leia os próximos tópicos para se inteirar de todos os detalhes sobre as Portas Corta-Fogo.

A obrigatoriedade das Portas Corta-Fogo

Desde 1983, a instalação das Portas Corta-Fogo é obrigatória em edifícios acima de 4 andares, contudo, elas são utilizadas desde os anos 70.

Assim, fica entendido que em alguns lugares, seu uso é obrigatório por Lei e só terá o aval do Corpo de Bombeiros para uso desde que possua as Portas instaladas em locais certos e da maneira indicada.

Existe, inclusive, uma Norma específica para as Portas Corta-Fogo. É a ABNT 11742. Essa diretriz estabelece qual material indicado, local correto, quantidade indicada de acordo com o tamanho do prédio, entre outras coisas.

As Portas Corta-Fogo tem classificações

A ABNT 11742, ainda estabelece que existem classificações para as Portas de acordo com sua capacidade de resistência ao fogo. Assim, elas foram separadas em quatro categorias específicas.

  1. Classe P-30:tempo de resistência mínima ao fogo é de 30 minutos; recomendada para apartamentos e edifícios residenciais;
  1. Classe P-60: tempo de resistência mínima ao fogo é de 60 minutos; recomendada para edifícios industriais e comerciais e para o fechamento do acesso à antecâmara das escadas de emergência;
  2. Classe P-90: tempo de resistência mínima ao fogo é de 90 minutos; recomendada para ambientes que acontecem a medição, proteção e transformação de energia elétrica;
  3. Classe P-120: tempo de resistência mínima ao fogo é de 120 minutos; indicada para o fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência 4 horas (CF-240).

Os itens que integram as Portas Corta-Fogo

As Portas Corta-Fogo por si só, não serão suficientes para cumprirem com sua função, por isso, é necessário somar outros equipamentos a sua instalação. Veja:

  • Fechadura: pode ser de sobrepor ou embutir, com ou sem tranca;
  • Dobradiça: mantém o primo da porta impedindo que a fumaça penetre pelas brechas;
  • Mola: impede que as portas batam com força;
  • Eletroímã: mantém as portas abertas, garantindo uma fuga segura;
  • Barra antipânico: dispositivo de destravamento para conferir mais agilidade na desocupação do ambiente em caso de emergências.

Os lugares indicados para a instalação das Portas Corta-Fogo

Mostramos a seguir onde a Norma 11742 aponta como necessário a instalação das Portas Corta-Fogo.

  • Antecâmaras e escadas de edifícios;
  • Entrada de escritórios e apartamentos;
  • Áreas de refúgio;
  • Paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais, assim como os compartimentos de áreas — desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;
  • Locais de acesso restrito que se comunicam diretamente com rotas de fuga;
  • Acesso às passarelas e intercomunicação entre edifícios;
  • Portas em corredores integrantes de rotas de fuga;
  • Acesso a recintos de medição, proteção e transformação de energia elétrica.

A instalação das Portas Corta-Fogo

A correta e segura instalação das Portas Corta-Fogo depende de detalhes técnicos que necessitam ser respeitados e aplicados com rigor.

Assim, para evitar erros que podem ser cruciais em momentos de emergência, e também, para evitar ter que refazer um serviço, o indicado é contratar uma empresa especializada nesse tipo de trabalho.

O pessoal especializado tem domínio no assunto e conseguirá apontar tudo que precisa ser feito e como realizar cada passo.

Tenha em vista que não é apenas a ABNT 11724 que precisa ser considerada para a correta instalação das Portas, há outras normas que merecem atenção. Veja:

  • NBR 6479:1992Portas e vedadores – Determinação da resistência ao fogo (norma em revisão);
  • NBR 8094:1983 Material metálico revestido e não revestido – Corrosão por exposição à névoa salina (norma em revisão);
  • NBR 10636:1989 Paredes divisórias sem função estrutural – Determinação da resistência ao fogo;
  • NBR 11785:1990Barra antipânico – Especificação;
  • ASTM D 610:1985 – O método abrange a avaliação do grau de ferrugem em superfícies de aço pintadas*.

A manutenção das Portas Corta-Fogo

Instalar corretamente as Portas é apenas um passo para garantir mais segurança nas edificações.

A manutenção regular desse equipamento é fundamental para manter a tranquilidade caso ocorra alguma emergência.

Esse cuidado é delegado ao síndico do condomínio ou o pessoal responsável por essa função (como administradoras). O esforço de cuidar e conferir as Porta Corta-Fogos garantirá a certeza que seu funcionamento está adequado e assim, terá condições de evitar acidentes.

A ABNT 11742 estabelece os períodos que as conferências e manutenção precisam ser realizadas:

  • Mensais:devem ser efetuadas verificações do funcionamento automático e desempenho de todos os acessórios (fechaduras, dispositivos antipânico, selecionadores e travas, etc.). Também deve ser efetuada limpeza dos alojadores de trincos, no piso e batentes, com remoção de resíduos e objetos estranhos que dificultem as atividades das partes móveis (dobradiças, fechaduras e trincos);
  • Semestrais: deve ser efetuada lubrificação de todas as partes móveis e verificada a legibilidade dos identificadores da porta. Devem ser observadas as condições gerais da porta, quanto à pintura ou revestimento, e desgaste das partes móveis. Tem que ser providenciada, imediatamente, a regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento.

A Hidrauaço e você

Nossa loja tem os melhores produtos, assim como informação de qualidade.

Converse com algum dos nossos vendedores e saiba como podemos ajudar você a ter mais excelência e segurança em seus projetos.

*(Texto da norma está em inglês)

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.