Incêndios em carros elétricos, quão perigosos são?

Tempo de leitura: 3 minutos
Carros-eletricos-podem-pegar-fogo-ou-explodir

Home » extintor de incêndio » Incêndios em carros elétricos, quão perigosos são?

Incêndios em carros elétricos podem ser mais difíceis de combater e assim se tornarem mais arriscados. Confira nosso artigo para saber mais.

Nosso blog é uma das maiores fontes de informação de Minas Gerais quando o assunto é material de incêndio. Fique sempre por aqui.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

Tendência que vem ganhando força no mercado automobilístico, os carros elétricos apresentam grandes vantagens em referência aos tradicionais movidos a combustível. Contudo, nada é perfeito, e por serem alimentados por baterias, riscos de incêndio mais intensos são mais presentes.

Leia os tópicos a seguir e saiba mais.

Qual a maior causa de incêndio no carro elétrico?

Muitos fatores podem contribuir para que um carro elétrico pegue fogo, desde aquelas mais comuns, até as mais específicas no caso desse tipo de automóvel.

Assim, vamos listar algumas razões mais exclusivas aos carros elétricos:

  • Falha nas Baterias: As baterias de lítio íon são a espinha dorsal da propulsão elétrica, mas também podem ser um ponto de falha crítico. Superaquecimento, curto-circuitos e danos físicos podem causar incêndios.
  • Problemas de Carregamento: Uma má instalação do sistema de carregamento ou o uso de carregadores inadequados podem sobrecarregar as baterias, levando ao superaquecimento e, potencialmente, ao incêndio.
  • Colisões e Danos Mecânicos: Impactos fortes podem danificar as células da bateria, criando condições propícias para um incêndio.

Como evitar o fogo?

Importante sempre se manter atento aos sinais que o próprio carro pode enviar quando algo não está funcionando da forma como deveria.

Não adie a ida ao mecânico caso seu carro elétrico sinalize que tem algo errado, mesmo que não tenha ligação direta com a questão das baterias. Todo cuidado é pouco nesse tipo de situação. Além disso:

  1. Realize inspeções periódicas nas baterias e sistemas elétricos, garantindo que estejam em perfeito estado de funcionamento.
  2. Utilize apenas carregadores recomendados pelo fabricante e certifique-se de que a instalação elétrica seja adequada e esteja em conformidade com as normas de segurança.
  3. Evite colisões e impactos, respeitando as regras de trânsito e dirigindo de maneira defensiva.

O que fazer se incendiar?

Apesar de todo cuidado, incidentes podem acontecer, nesses casos:

  1. Segurança em Primeiro Lugar: Priorize a segurança de todos os ocupantes. Saia do veículo imediatamente e afaste-se para um local seguro, longe de fumaça e chamas.
  2. Contato de Emergência: Chame imediatamente os serviços de emergência, informando a localização precisa e a natureza do incidente.
  3. Evite Água: Não tente apagar o fogo com água, pois as baterias de lítio íon podem reagir violentamente. Deixe os profissionais lidarem com a situação.
  4. Isolamento: Mantenha uma distância segura do veículo incendiado e evite se aproximar até que os bombeiros deem sinal de segurança.

Tem extintor específico?

Sim, existe um extintor específico para incêndios elétricos decorrentes de baterias de lítio.

É o Extintor de Classe D que age por abafamento, depositando no fogo um componente específico para este metal. Esse pó isola o metal que originou o incêndio, do oxigênio, por meio de deposição, e assim extingui as chamas.

Hidrauaço tem todos os extintores

A Hidrauaço tem em seu estoque todas as Classes de Extintores dos melhores fornecedores do mercado. Basta fazer seu pedido que a entrega será feita de forma rápida e eficiente.

Para mais detalhes, venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!

A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há quase 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.