O que é válvula de retenção horizontal?

Tempo de leitura: 2 minutos
valvula-retencao

Home » material de combate a incêndio minas gerais » O que é válvula de retenção horizontal?

É um dos equipamentos de material de incêndio mais importantes para manter a segurança do patrimônio e de vidas em momentos de emergência. Confira a seguir.

Nosso blog é uma das maiores fontes de informação de Minas Gerais quando o assunto é material de incêndio. Fique sempre por aqui.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

A válvula de retenção horizontal é que irá impedir que a água do sistema hidráulico de combate a incêndio tome a direção contrária da qual precisa seguir.

Continue a leitura para entender melhor sobre os detalhes.

A válvula de retenção horizontal

Seu conceito é bem simples: é uma peça composta por um corpo e um disco que permite o fluxo de fluidos em apenas uma direção, evitando o retorno do líquido para outro lugar.

Atualmente, existem tipos diferentes de válvulas, o que torna mais específica suas aplicações. Algumas que podem ser adquiridas são as de disco, esfera, portinhola, entre outras.

Sua função no sistema de combate a incêndio

Essencial, a válvula de retenção garante que a água flua na direção que precisa, sem perder pressão e sem ter escape de fluído, não permitindo que o líquido vá para alguma direção errada.

Ela é instalada horizontalmente em uma tubulação e funciona de maneira automática, abrindo e fechando conforme a pressão da água na tubulação. Quando a água flui na direção correta, a válvula fica aberta.

Quando há uma queda na pressão ou a água tenta voltar na direção contrária, a válvula se fecha automaticamente, impedindo o fluxo.

Os benefícios de seu uso

  • Proteção do sistema: evita o retorno do fluido e protege os equipamentos e componentes do sistema contra danos e falhas.
  • Facilidade de manutenção: como a válvula de retenção horizontal é instalada na linha de fluxo, ela pode ser facilmente acessada e substituída quando necessário.
  • Maior vida útil dos equipamentos: ao evitar danos causados pelo retorno do fluido, este tipo de válvula contribui para aumentar a vida útil dos equipamentos e componentes do sistema.

Válvula de retenção e alta pressão

O uso das válvulas de retenção em sistemas com alta pressão é indicado, pois garantirá o uso inteligente da água.

O que se deve ficar atento é o perfil de modelo adequado para o tipo de pressão do sistema.

Manutenção da válvula de retenção

A manutenção da válvula de retenção horizontal pode ser feita de forma simples, removendo a peça da linha de fluxo e realizando a limpeza ou substituição, se necessário.

Por mais que pareça fácil, esse tipo de serviço deve ser sempre feito por profissionais especializados e de maneira periódica, como prevenção de falhas nos momentos de emergência.

Válvula de retenção é na Hidrauaço

Somos uma empresa genuinamente especialista em equipamentos hidráulicos. Por isso, você sempre encontrará os melhores e mais importantes produtos em nosso estoque.

Para mais detalhes, venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!

A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há quase 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.