Qual o tamanho ideal da mangueira de incêndio?

Tempo de leitura: 3 minutos
04_875x540

Home » material de combate a incêndio minas gerais » Qual o tamanho ideal da mangueira de incêndio?

A mangueira é um material de incêndio essencial na hora da emergência, mas como saber qual a mais adequada para o seu ambiente? Falaremos disso a seguir, confira.

Nosso blog é uma das maiores fontes de informação de Minas Gerais quando o assunto é material de incêndio. Fique sempre por aqui.

Brenda Chaia – Especialista em Marketing de Conteúdo

As mangueiras têm a função de conduzir água, ou outro tipo de material extintor, diretamente no foco do incêndio ou nas grandes chamas, auxiliando de maneira efetiva o controle do fogo.

Desta forma, é muito importante se atentar ao tamanho adequado da mangueira para o lugar que ela vai cobrir.

No artigo abaixo compartilharemos todos os detalhes necessários para que a sua escolha seja a mais certeira possível.

O tamanho certo da mangueira

Existem condições específicas que indicam qual o tamanho e diâmetro ideal para a mangueira a ser adquirida. Confira:

  • Tipo de edificação;
  • Real risco de incêndio;
  • Distância entre os hidrantes;
  • Vazão e pressão da água;
  • Mais fácil de manusear;
  • A compatibilidade com os acessórios utilizados para seu uso adequado.

Levando esses fatores em consideração, já é possível ter um norte a ser seguido no momento da escolha da mangueira para seu projeto de segurança.

Mas, ainda é possível saber mais alguns pontos relevantes, como:

  • Para edificação é comercial ou industrial, o tipo de mangueira recomendado é o 2, que tem maior resistência à pressão e à abrasão. Se a edificação é exposta a altas temperaturas ou produtos químicos, o tipo de mangueira indicado é o 4 ou o 5, que têm revestimentos especiais para suportar essas condições;
  • O diâmetro da mangueira deve ser proporcional à vazão e à pressão da água disponíveis no sistema hidráulico. Quanto maior o diâmetro, maior a vazão e menor a perda de carga (queda de pressão) na mangueira. Porém, mangueiras com diâmetros maiores também são mais pesadas e mais difíceis de manusear, o que pode comprometer a agilidade e a segurança dos operadores. Por isso, é importante fazer um cálculo hidráulico para determinar o diâmetro ideal para cada situação.
  • O comprimento da mangueira deve ser suficiente para alcançar o local do incêndio a partir do hidrante mais próximo, considerando as curvas, os obstáculos e as mudanças de nível. Porém, mangueiras muito longas também podem causar perda de carga e dificuldade de manuseio. Por isso, é recomendável que o comprimento máximo da mangueira não ultrapasse 30 metros, e que sejam utilizadas uniões para conectar mais de uma mangueira, se necessário.
  • A mangueira de incêndio deve ser compatível com os acessórios que serão acoplados a ela, como válvulas, esguichos, adaptadores e reduções. Esses acessórios devem ter o mesmo diâmetro nominal da mangueira e o mesmo tipo de união (engate rápido ou rosca), conforme a norma ABNT NBR 14349:1999. Além disso, os acessórios devem ser de boa qualidade e resistência, para evitar vazamentos, rompimentos ou travamentos.

As Normas específicas para as mangueiras

No Brasil, a ABNT NBR 11861:1998, é a Norma Técnica que regulamenta e fiscaliza a fabricação, uso, testes e confiabilidade das mangueiras.

Além disso, essa é a Norma que também aponta, de acordo com material, resistência a pressão, abrasão, entre outras variáveis, e qual tipo de mangueira é indicado para determinado local.

Os tipos de mangueira

No Brasil, existem 5 tipos diferentes de mangueira de incêndio, sendo que cada uma tem seu uso particular.

Abaixo, uma lista com os tipos de mangueiras e sua utilização indicada.

TipoUsoPressão de trabalho (kgf/cm²)
1Edifícios residenciais10
2Edifícios comerciais, industriais e Corpo de Bombeiros14
3Navios e plataformas de petróleo21
4Indústrias químicas, petroquímicas e áreas de alto risco21
5Locais com alta temperatura ou presença de chama21

 

Há, ainda, os diâmetros e os comprimentos nominais das mangueiras de incêndio, que são os seguintes:

Diâmetro nominal (mm)Comprimento nominal (m)
4015, 20, 25 ou 30
6515, 20, 25 ou 30

Na Hidrauaço você encontra a mangueira que precisa

Como uma das maiores empresas do Estado, especialista em material de incêndio, a Hidrauaço tem mangueiras de diferentes tipos e uso, em pronta entrega.

Para mais detalhes, venha conversar com a gente, através dos meios de atendimento disponíveis. Teremos prazer em oferecer o melhor!

A Hidrauaço é uma empresa sediada em Minas Gerais, há quase 30 anos, tendo um estoque rico em material de incêndio, prevenção e combate a emergências.

Veja outros posts

Incêndio Acidental - material de combate a incêndio

Incêndio Acidental

Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira. Nosso blog é uma das

Faça Seu Orçamento
No products in the cart.